
Chegou a vez da Leapmotor estrear no Brasil. Sim, ela é mais uma marca chinesa que chega ao nosso país e com modernos modelos elétricos. Mas, no caso dela, o cenário é um tanto diferente e bastante favorável, pois chega com o exclusivo o suporte do Grupo Stellantis, dona de grandes marcas, entre elas, Fiat, Jeep e RAM. Para quem ainda não sabe, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture global para expandir a marca chinesa para outros mercados além da China. No Brasil, estreia com dois SUVs, o B10, um 100% elétrico (BEV), que chega em janeiro de 2026 e já pode ser reservado no programa de pré-venda; e o C10, este com uma versão 100% elétrica e outra híbrida com autonomia estendida (REEV).

Primeiro a chegar, disponível nas lojas a partir desta quarta, dia 05, o C10 é um SUV de porte grande, com 4,74 metros de comprimento, 2,13 metros de largura, 1,68 metros de altura e 2,82 metros de entre-eixos. O desenho é limpo e bonito, traz maçanetas de portas embutidas, mas não surpreende e segue o estilo do que conhecemos de outros modelos de origem chinesa. Os faróis são de led, tem lanternas traseiras unidas por uma barra iluminada e as rodas de liga leve são de 20 polegadas. Ele é o que traz uma aposta maior da marca com suas duas opções de propulsão elétrica. A primeira é 100% elétrica (BEV), equipada com um motor traseiro de 218 cavalos e 32,6 Kgfm de torque, bateria LFP (litio-ferro-fosfato) de 69,9 kW/h e autonomia de 338 Km pelo ciclo Inmetro.

Já a segunda opção conta com o sistema chamado pela marca de ultra-híbrido com tecnologia REEV (de Range Extended Electric Vehicle). Reúne o mesmo motor elétrico traseiro, mas com potência menor, 215 cavalos, enquanto o torque é igual (32,6 Kgfm). Mas nesta versão conta também com um motor a combustão – 1.5 gasolina - que atua exclusivamente como gerador de energia para a bateria de 28,4 kWh. Oferece 04 modos de condução:
EV+: Prioridade máxima no uso da bateria, com acionamento do motor a combustão só quando a bateria alcança um nível mínimo de carga
EV: Indicado para o uso urbano, prioriza o uso da bateria, com acionamento do motor a combustão se necessário
Combustível: Recomendado para viagens, pois faz a otimização da energia da bateria e motor a combustão para entregar a melhor autonomia possível
Power+: Aciona instantaneamente o motor gerador, para momentos nos quais é necessário garantir energia para a bateria.

O resultado direto é o aumento considerável da autonomia sem necessidade de paradas para carregamento das baterias. Mesmo assim, o C10 conta com a opção de carregamento por plugue, com a possibilidade, segundo a marca, de recuperar de 30% a 80% da bateria em paradas rápidas de 18 minutos. A Leapmotor informou que a autonomia do C10 REEV pode chegar a 950 Km com apenas um tanque de combustível (número com base nos testes padrão europeu WLTP)
Interior minimalista e muita conectividade
No interior da cabine, o C10 abusa da característica minimalista. Melhor exemplo é a ausência de botões para comandar recursos de conforto, conectividade ou configurações do veículo. Tudo deve ser feito pela tela de 14,6” da central multimídia, que tem projeto totalmente inspirado nos smartphones, com as mesmas operações intuitivas. Mas isso, é verdade, vai exigir um pouco de adaptação, como no caso do ajuste dos retrovisores externos, que exige acesso a um comando na tela para então utilizar os dois únicos botões instalados no volante, um de cada lado, para executar os movimentos.

Outro recurso que pode chamar a atenção é a opção de acessar o C10 somente com o smartphone criando uma chave digital integrada, como nos pagamentos por aproximação. Assim que o sistema detecta a proximidade do condutor, libera as travas das portas. Esta operação é feita sem tirar o celular do bolso ou desbloquear a tela. Mas o C10 conta com cartão NFC, que precisa ser posicionado sobre o carregador de celular de indução para acionar o motor. Outra opção é criar uma senha numérica personalizável na tela para iniciar a condução.

Com tanta tecnologia disponível, é claro que o acabamento segue o ritmo, com sofisticação nos revestimentos, muitas partes emborrachadas, couro sintético nos bancos e nas portas. Mas por dentro o visual limpo e um tanto futurista chama mais a atenção. As saídas de ar-condicionado de duas zonas, por exemplo, ficam embutidas no painel frontal, o sistema de luz ambiente é configurável e pode ser programado para mudar de cor nas portas e painel, para alertar o condutor caso outro carro se aproxime e ofereça risco de colisão.

Isso sem esquecer que a luz ambiente pode também acompanhar o ritmo da música. Mais conforto? Os bancos dianteiros têm aquecimento e ventilação, o espaço é generoso para os passageiros graças ao bom entre-eixos e o piso traseiro plano. Para bagagens, também capricha, com porta-malas de 435 litros de capacidade. O modelo estreante da Leapmotor no Brasil chega muito bem servido de itens de segurança, o que inclui o pacote Leap Pilot, que traz recursos como leitor automático de placas, assistente de faixa, frenagem autônoma, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, sete airbags e câmera 360° com gravação em tempo real.

Junto com seu trunfo indiscutível, o apoio da forte estrutura do Grupo Stellantis no país, a Leapmotor vai tentar encantar os compradores brasileiros com bons atrativos de pós-venda, como revisão a preço fixo, pacote de peças com custo mais baixo frente aos concorrentes diretos e acesso à rede Zletric gratuitamente para carregamento.
Confira os preços:
Leap Motor C10 BEV: R$ 189.990,00
Leap Motor C10 REEV: R$ 199.990,00
Leap Motor B10: R$ 172.990 (pré-venda aberta)